Nova montagem da trupe difunde, no interior paulista, o formato dos antigos circos, visando resgatar a nostalgia da chegada das caravanas nas cidades. Serão duas apresentações no evento do município
Ribeirão Preto (SP), 7 de outubro de 2022 – A Cia Raros Circo e Teatro leva o espetáculo “Tradição, Paixão e Circo” para a 35ª Mostra de Teatro de Sertãozinho “Américo Rosário de Souza” que teve início nesta quinta-feira (6/10). Serão duas apresentações da companhia no dia 11 de outubro, às 9h e às 14h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – localizada na Rua Pedro Montenegro, 340. A entrada é aberta e gratuita ao público.
Nesta nova montagem, que tem classificação livre, o foco é resgatar na população o encantamento que, era antes proporcionado na chegada dos circos às cidades. “Essa magia das caravanas circenses ainda está no imaginário popular, mas de forma esvaziada pela concorrência das novas tecnologias. Um movimento que atinge diretamente a classe artística”, explica o ator Fábio Brasileiro, coordenador geral da companhia.
No espetáculo, Fábio se junta a João Marcílio e Daniella Brasileiro – também atores e fundadores do grupo -, para contar a história de um dono de circo que, após 60 anos, decide encerrar o trabalho por não aguentar a disputa de público com as outras mídias de entretenimento. Para conquistar a plateia, “Tradição, Paixão e Circo” se fia em números circenses conhecidos do público, como o chicote executado em dupla, com destaque para a precisão dos movimentos; o arame fixo, onde o acrobata se equilibra e anda sobre o fino fio esticado; e as claves, que exige virtuosidade dos artistas.
Para arrematar, um recorte cômico em homenagem aos grandes mestres brasileiros da palhaçaria. Aqui, uma luta de boxe serve de pano de fundo para a contação de história sobre a disputa entre o dono do circo e o palhaço Pitiquinho. “Priorizamos neste trabalho, os movimentos, peripécias e traquinagens que são garantia de riso certo”, comenta Daniella Brasileiro.
A 35ª Mostra de Teatro de Sertãozinho “Américo Rosário de Souza” é uma realização da Rabugentos Cia. Teatral, através do ProAC, do Governo Estadual, e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, O evento acontece até o próximo dia 15 de outubro e reúne 23 espetáculos, que serão promovidos em nove diferentes espaços no município. Participam companhias teatrais de Sertãozinho, Ribeirão Preto, Batatais, Pirassununga, Campinas, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Guaçuí/ES. Participam companhias teatrais de Sertãozinho, Ribeirão Preto, Batatais, Pirassununga, Campinas, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Guaçuí/ES.
Os espetáculos que acontecem nos espaços públicos são gratuitos. Já a programação apresentada no Teatro Municipal tem entrada a R$ 5,00 por pessoa. A cada apresentação, são disponibilizados 50 ingressos gratuitos uma hora antes do início da peça, para quem apresentar o SIM Card físico ou digital na bilheteria do Teatro. Confira a programação completa no site da Prefeitura. Link: https://www.sertaozinho.
A Cia Raros Circo e Teatro
A Cia Raros Circo Teatro nasceu de uma ideia circense, mas nos últimos anos adotou a linguagem teatral para potencializar o trabalho, que até então utilizava somente a virtuose circense. “Nós entendemos que nosso trabalho poderia ser mais potente. Ainda mais se usássemos a atuação como ferramenta no sentido de defender causas, porque nossos espetáculos apresentam temas importantes para formação da sociedade”, comenta o coordenador Fábio Brasileiro.
Por conta dessa mudança estratégica, as expectativas para a participação da companhia na 35ª Mostra de Teatro de Sertãozinho são bastante positivas, especialmente pela retomada do público presencial nesses eventos. “O teatro é a arte do encontro. É muito difícil nos encontrarmos de forma on-line, como tivemos que fazer durante os picos da pandemia. Nada se compara à troca presencial entre artistas e plateia. Ficamos muito felizes com a retomada dessa Mostra, que valoriza o trabalho do artista e a importância do teatro para a construção de uma sociedade mais crítica”, finaliza o ator.
Sobre a Cia
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo e Teatro é um grupo circense de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.
Desde 2017, a Cia realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil, como o sertão nordestino, além de circulações independentes em cidades do interior paulista, em espaços como escolas, ruas e praças. Em 2018 e 2019, o grupo foi premiado com o edital ProAC de número circense e de produção e circulação de espetáculos circenses, respectivamente com “Clownflitos Amorosos” e “Clownfusão, os Internacionalmente Desconhecidos”, que permitiu a apresentação online deste espetáculo em 69 unidades da Fundação Casa.
Também pelo ProAC, a produção “Reciclown Circus” foi vista virtualmente pelo público das dez cidades que mais sofrem com a poluição no Estado de São Paulo. No primeiro semestre de 2022, o grupo mergulhou num trabalho socioeducativo, oferecendo espetáculos para a Fundação Casa, além de trabalho com escolas municipais e estaduais, com o espetáculo “Reciclown Circus”.
A companhia é presença constante – e premiada – em festivais nacionais, como o Festival Internacional de Circo (FIC), Festival Paulista de Circo, Festival Arte por Todo Lugar, Festival Circo na Praça e Festival de Janeiro. Oficinas formativas também compõem o cardápio de atuação da Raros Circo e Teatro. Para conhecer melhor, acesse https://www.instagram.com/
Serviço:
Evento: Apresentação do espetáculo “Tradição, Paixão e Circo”, com Cia Raros Circo Teatro, na 35ª Mostra de Teatro de Sertãozinho
Data e horário: 11 de outubro (terça-feira), 9h e 14h
Local: CEU das Artes | Rua Pedro Montenegro, 340
Acesso: atividade gratuita e aberta ao público
Regional 24 Horas