Os estudantes matriculados na rede pública, começaram nesta terça-feira (26), a receberem a primeira parcela do Programa de Incentivo – Matrícula do Programa Pé de Meia, programa recém-lançado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.
Os jovens matriculados receberam por mês o valor de R$ 200 reais por mês, este valor pode ser sacado a qualquer momento e o final de cada período escolar serão depositados mais 1000 reais, o estudante só poderá retirar este valor ao concluir uma etapa do ensino médio. O aluno que participar do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ganhará mais 200 reais, ao final de cada ano letivo o estudante receberá em média o valor aproximadamente de R$ 9200.
O Incentivo Matrícula será creditado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos alunos.
No caso de o estudante do ensino médio público contemplado ser menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize o estudante a movimentar a conta, para sacar o dinheiro ou usar o aplicativo Caixa Tem. Esse consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.
Para saber se você tem direito baixe o aplicativo do Governo Federal, A JORNADA DO Estudante, disponível para Android e iPhone.
Imagem MEC: Tipos de Incentivos